Sabemos que existem inúmeros recursos metodológicos que podem ser utilizados no processo ensino aprendizagem na escola; porém, utilizar o melhor ou mais adequado nem sempre é uma tarefa fácil.
Escolhemos neste momento o recurso lúdico. Esta, normalmente está voltada aos interesses do aluno sem perder seu objetivo. Segundo Oliveira (1985), é um recurso metodológico de propiciar uma aprendizagem espontânea e natural, estimulando a critica, criatividade e a socialização.
O lúdico tem sua origem na palavra latina 'lodus' que quer dizer jogos e brincar. E neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimento, isto oportuniza a aprendizagem do indivíduo. A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão.
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde, representar determinado papel na brincadeira, faz com que ela desenvolva a sua imaginação. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como, a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização por meio da interação, da utilização e da experimentação de regras e papéis sociais (Lopes, 2006, p. 110).
O brinquedo entendido como objeto, suporte da brincadeira, supõe relação íntima com a criança.
Conclusão
Percebo que o meu trablho alegra, envolve, entusiasma as crianças, partindo de objetivos em comum, trabalhando a construção, a expressão oral, o jogo, as brincadeiras através do uso de material concreto. É possível perceber que é importante trabalhar o lúdico em qualquer nível de ensino, onde a cada ano é possível dar continuidade ampliando estes saberes.
O diálogo é o ponto de partida nesta prática de ensino, e dando continuidade as brincadeiras e o lúdico com a exploração de materiais concretos: livros de histórias, fantoches, jogos variados, quebra cabeça, pinturas, recortes e colagens, o manuseio destes materiais, faz com que a interação e a socialização ocorra de forma natural e prazerosa.
Valdirene Koxne, professora, Pedagoga e Especialista em Educação Especial da Escola de Educação Especial São Judas Tadeu.