A Estimulação Precoce é um atendimento especializado direcionado a bebês e crianças de 0 a 3 anos com risco ou atraso no desenvolvimento global (prematuros de risco, síndromes genéticas e deficiências como paralisia cerebral) e suas famílias, atuando na prevenção de problemas do desenvolvimento global. Este atendimento é de fundamental importância, pois possibilita dar suporte ao beb~e no seu processo inicial de intercâmbio com o meio, considerando os aspectos motores, cognitivos, psíquicos e sociais de seu desenvolvimento, bem como auxiliar seus pais no exercício das funções parentais, fortalecendo os vínculos familiares.
Esta modalidade de atendimento se baseia sobretudo no trabalho interdisciplinar. Pensamos que a intervenção clínica com um bebê em estimulação precoce, apoiado por uma Equipe interdisciplinar, que através de interação com a criança e com a família possibilitará um desenvolvimento saudável da triagem pais-bebê.
No nosso programa, o trabalho sempre esteve ligado as atividades lúdicas, fundamental na formação e no desenvolvimento da criança.
As atividades lúdicas são aquelas que promovem a imaginação, e principalmente, a transformação em relação a aprendizagem. Desde os primeiros anos de vida as brincadeiras são nossos mediadores na relação com as coisas do mundo.
A Estimulação é uma fonte de alegria com muitas atividades prazerosas, que transmitem ao aluno momentos em que possa brincar, jogar, se relacionar, viver, simular, imaginar e aprender.
Roseli Ferreira, Professora da Educação Infantil, Especialista em Educação Especial da Escola de educação Especial São Judas Tadeu.