O verbo brincar nos acompanha diariamente. Brincar sempre foi e sempre será uma atividade espontânea e muito prazerosa, acessível a todo ser humano, de qualquer faixa etária.
Quando a criança brinca, treina tanto o corpo como a mente, prática que muito lhe ajudará a enfrentar o mundo que lhe aguarda (Rosane Volpato).
De acordo com a LDB (9394/96 e resolução 02/01), temos a finalidade de oferecer recursos especializados aos alunos que apresentem necessidades educacionais em todo o fluxo Educacional. Para tanto, como cito Vygotsky, a brincadeira, o jogo e o lúdico são ingredientes vitais para uma aprendizagem significativa, por isso, propomos em nossa Escola um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras, possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento, pois é com o lúdico que ela experimenta a vida e desenvolve sua socialização com as demais pessoas de seu convívio.
Maria Marta Bueno, Professora do Ensino Fundamental, Pedagoga e Especialista em Educação Especial da Escola de Educação Especial São Judas Tadeu