' A Importância dos Trabalhos manuais para Pessoas com Deficiência Intelectual'
As atividades manuais, principalmente as que utilizam fios (tricô, crochê e tecelagem), possuem imenso valor terápico, pois os alunos participam da própria criação de cada etapa do processo: começo, meio e fim. Eles visualizam o produto terminado e isso fortalece a vontade, a coordenação psicomotora, além de organizar emoções, ficando assim mais centradas. O gesto de costurar, bordar, tecer, de estar fazendo um trabalho manual, nos chama a atenção, pois ele sempre reúne as nossas mãos diante do coração (o órgão do afeto), para que então as agulhas e linhas gravem nos tecidos os nossos sentimentos, os nossos pensamentos e o que realmente somos.
Na Escola de Educação Especial São Judas Tadeu, os trabalhos manuais podem melhorar a qualidade de vida dos alunos com deficiência intelectual, aliviando a depressão e elevando a autoestima. Também objetiva proporcionar-lhes um meio de sobrevivência, os quais poderão ter com a venda das peças produzidas.
Alice Visbiski Legat, Professora de Educação Profissional, Pedagoga e Especialista em Educação Especial da Escola de Educação Especial São Judas Tadeu