TRABALHOS MANUAIS E A MELHORIA DO COMPORTAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
TRABALHOS MANUAIS E A MELHORIA DO COMPORTAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Como valorizar os nossos alunos com necessidades educativas especiais por suas habilidades e não por suas limitações? Na busca de resposta desse problema, pode-se argumentar que o jovem com deficiência intelectual como qualquer outro jovem, deve ser visto como ser visto como ser ativo, capaz de cuidar de suas necessidades pessoais, colaborar nas atividades de casa e ter participação na comunidade.
Para isso procuramos aplicar uma proposta de ensino que visa a melhoria do comportamento, autonomia e qualidade de vida diária dos nossos educandos.
De modo geral, trata-se de um empreendimento de ensino com trabalhos manuais para oferecer oportunidades para esses jovens desenvolverem habilidades que são importantes para torná-los masi independentes, produtivos e felizes.
trabalhos manuais podem desenvolver habilidades manuais, distinguindo semelhanças e diferenças abrangendo diversas áreas do conhecimento, mediante a utilização de um amplo repertório de recursos para desenvolver as atividades que possibilita aos alunos, se apropriarem do conhecimento de maneira prazerosa e servindo como terapia para os mesmos que se interessam e se dedicam, com isso colabora para a melhoria do comportamento desses alunos.
O sistema e as práticas educativas devema gestão da diversidade, do que decorrem diferentes tipos de estragéias que permitam responder as necessidades educativas desses educandos. Deste modo, a escola inclusiva pressupõe individualização e personalização para todos os alunos.
Telma Alves Teixeira, professora da Educação Profissional, Pedagoga e Especialista em Educação Especial da Escola de Educação Especial São Judas Tadeu.